Dê um toque de elegância ao seu espaço exterior com mobiliário em madeira para jardim

Com a recente pandemia aprendemos bastantes lições, mas também aprendemos a apreciar as coisas pequenas da vida, os detalhes, e a tornar os nossos espaços mais acolhedores e sofisticados.

Passámos a estimar mais a nossa liberdade, e celebrámos todos os momentos em que conseguimos respirar um pouco de ar fresco. Os nossos jardins são agora vistos como uma extensão da casa, e para quem não tem a sorte de ter um, as varandas começaram a ser tratadas com mais deferência.

Neste artigo vamos partir em busca dos nossos jardins e espaços verdes e decorá-los com toda a elegância que merecem, varandas incluídas!

Decorar não significa necessariamente gastar muito dinheiro, e se tem algum jeito para a bricolage, esta pode ser a alternativa certa para si. Caso deseje investir mais seriamente no seu espaço exterior, tem uma vasta opção em mobiliário de jardim. Na verdade, não tem de ser um grande investimento, e o segredo está em encontrar a melhor opção preço/ qualidade.

Para o jardim, as peças em madeira são sem dúvida a escolha de eleição. Veja abaixo algumas das razões:

– Resistência. A madeira tolera mudanças de temperatura e intempéries, mas também resiste ao sol muito mais do que o plástico)

– Durabilidade. Uma vez tratada, a madeira sobrevive a infestações de insetos e apodrecimento

– Pegada ecológica. A madeira é um material natural, e funde-se perfeitamente com os elementos naturais quando num jardim, ou transporta um pouco da natureza quando utilizada em espaços urbanos.

– Versatilidade. Pode ser utilizada numa decoração mais rústica, mas também numa estética moderna. Pode também ser pintada com facilidade, e conjugar-se mais facilmente com os materiais e elementos já existentes. A madeira é um material verdadeiramente intemporal.

– Fácil manutenção. Ao contrário do metal que tende a enferrujar, ou do plástico que tem um tempo de vida muito curto, com alguns cuidados mínimos de limpeza o mobiliário de jardim de madeira pode durar bastantes anos sem perder a sua beleza e características originais.

– Preço. Uma boa peça de mobiliário de madeira pode ser mais económica do que outros materiais como o ferro, por exemplo.

Alternativas ao mobiliário de jardim em madeira

Se tiver um orçamento limitado para a sua renovação e tem algum jeito para a bricolage, pode facilmente converter algumas paletes de madeira e usar algumas almofadas para criar assentos confortáveis para o seu espaço exterior.  Junte ao seu novo set uma mesa de apoio baixa, ideal para tomar um café ou uma limonada nas horas de maior calor.

Ainda na ótica do “faça você mesmo”, pode recuperar peças de madeira (cadeiras, bancos, mesas) e adaptá-las ao seu espaço verde, com velaturas e tintas ou óleos próprios para madeiras de exterior. Algumas caixas de madeira podem ser convertidas em floreiras, e um armário velho pode ser o elemento-chave em falta para maximizar a arrumação do seu jardim ou varanda.

Prepare um café ou limonada, ponha os seus óculos de sol, e aproveite o bom tempo até ao último raio de sol!

Deixe uma resposta